top of page

Métodos

     Como trata-se de uma equipe de competição, trabalhar-se-a a princípio com robótica, desde competições de luta entre robôs, até sistemas mais inteligentes como seguidores de linha, e diversas outras categorias de competições, para isso nos utilizaremos de materiais tais como metais para a construção da estrutura, motores e Arduíno para a programação, além de radio controle para a condução remota do maquinário, é indispensável um espaço para que se possa discutir as ideias e trabalhar, aplicando na pratica as ideias discutidas em equipe. Para a divulgação pretende-se criar um evento dentro da UFSC, permitindo a participação do corpo discente, esse evento trata-se de uma competição por exemplo de corrida de protótipos de rádio controle.

     Também far-se-á visitas periódicas nas escolas da cidade, para levar esse conhecimento aos alunos, demonstrando os protótipos desenvolvidos e trabalhar com os alunos algo em robótica, para além de compartilhar o conhecimento, influencia-los a participar e desenvolver projetos, já foi criada uma cooperação entre a UFSC Araranguá e o IFSC Araranguá, para que se possibilitasse o desenvolvimento do primeiro protótipo para a competição da metade do ano, essa cooperação permite que utilizemos o maquinário do IFSC, e ao mesmo tempo aprendendo com os professores da devida instituição. As visitas nas empresas da região mostra-se conveniente pois da a relação em profissionais da área, contribuindo assim para nosso trabalho. Quanto a equipe pretende-se dividi-la em setores, cada um responsável em algo mais especifico relacionado a manutenção da equipe tal como tesouraria, direção, assim por diante visando assim a prática para quando chegar a hora do mercado de trabalho, pretende-se ciar um processo, no qual os alunos possa ser avaliados e assim poder participar da equipe.

     Quanto a interdisciplinaridade, como já esta se fazendo, visa-se utilizar o conhecimento adquirido, juntamente com a colaboração do professor ministrante e alunos de outros cursos, para o planejamento e construção dos protótipos. Busca-se também, a oportunidade de ir competir fora do país, para que assim seja possível levar o conhecimento aqui obtido, e ainda mais trazer para dentro do pais mais conhecimento, visando melhorar métodos aqui utilizados, seja no desenvolvimento de tecnologias, ou formas de administração, tudo isso visando a internacionalização do conhecimento, e ainda poder publicar artigos ensinado e influenciando na criação de projetos.

     Quanto a contribuição do ensino, visa-se relacionar o curso, com o desenvolvimento dos protótipos, aplicando conceitos de sustentabilidade, viabilidade energética, e ainda conhecimento de outros cursos providos de outros membros da equipe.

     Em relação aos recursos financeiros, busca-se a criação de um espaço, como já foi dito anteriormente, e para esse espaço, será necessário alguns equipamentos, tais como furadeira ferramentas, multímetro, materiais para o protótipo como baterias, motores, componentes eletrônicos, metal para a estrutura, bancadas e demais ferramenta e materiais.

     Tudo isso contribuindo com a missão da UFSC de criar, organizar, aplicar e socializar o conhecimento, contribuindo assim para o desenvolvimento do país, em prol da vida e do bem estar ambiental.

bottom of page