top of page

Competições

A tradição das competições universitárias vem desde a Roma antiga, surgindo com Marcus Verrius Flaccus, proeminente das olimpíadas de matemáticas. Com o objetivo de aproximar os alunos e incentivar na busca de conhecimento práticos.

Atualmente, as competições estão extremamente difundidas, principalmente nos Estados Unidos e Europa onde existe um modelos de competição consolidado com eventos fixos e um calendário anual de disputas universitárias.       

Essas competições tornam o ensino envolvente e desafiador, mostrando peculiaridades no conteúdo que normalmente o aluno não conseguiria perceber apenas na teoria, como Verhoeff cita em seu artigo "Beyond the competitive aspect of the it: is all about caring for talent". Neste periódico o Doutor Verhoeff trata de questões sobre a  competição envolver a criatividade bem como, aprimorar o talento natural do indivíduo. 

A participação dos alunos em projetos interdisciplinares agrega experiência durante a formação do aluno, isso torna a graduação do aluno diferenciada corroborando para tornar-se um profissional mais qualificado. Ao inserir-se em um ambiente de disputa, esse exercita sua capacidade de trabalho em grupo, comunicação, lidar com imprevistos e prazos a serem cumpridos, execução e administração de projetos.

         

bottom of page